Marca Engenharia https://marcaeng.com.br Construção industrial e civil Fri, 08 Mar 2019 12:46:38 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=5.4.16 Marca Engenharia realiza treinamento de reciclagem para colaboradores https://marcaeng.com.br/marca-engenharia-realiza-treinamento-de-reciclagem-para-colaboradores/ https://marcaeng.com.br/marca-engenharia-realiza-treinamento-de-reciclagem-para-colaboradores/#respond Fri, 08 Mar 2019 12:44:38 +0000 https://marcaeng.com.br/?p=3490 A Marca Engenharia realizou no dia 09/02/2019 o treinamento de reciclagem para seus colaboradores.
O Objetivo é instruir seus funcionários para segurança no trabalho.

]]>
https://marcaeng.com.br/marca-engenharia-realiza-treinamento-de-reciclagem-para-colaboradores/feed/ 0
Gerentes de projetos precisam controlar o cronograma das atividades de uma obra para evitar atrasos https://marcaeng.com.br/gerentes-de-projetos-precisam-controlar-o-cronograma-das-atividades-de-uma-obra-para-evitar-atrasos/ https://marcaeng.com.br/gerentes-de-projetos-precisam-controlar-o-cronograma-das-atividades-de-uma-obra-para-evitar-atrasos/#comments Tue, 25 Sep 2018 13:53:16 +0000 https://marcaeng.com.br/?p=3393 Mesmo diante dos prazos apertados e das tomadas de decisões que demandam urgência, gerentes de projeto precisam investir tempo no desenvolvimento e controle do cronograma das atividades de uma obra, seja para alinhamento com o que está sendo realizado ou para mitigar atrasos.

Para discutir as melhores práticas em gerenciamento de atrasos, a FTI Consulting, Inc. (NYSE:FCN), consultoria empresarial global dedicada a auxiliar organizações a proteger e aumentar os seus valores, patrocinou a 6ª Conferência Internacional Bienal da Sociedade do Direito da Construção, em São Paulo. 

Organizado pela SCL – Society of Construction Law e reconhecido como um dos mais importantes do setor de infraestrutura global, o evento aconteceu no Hotel Unique, entre os dias 13 e 15 de setembro. Na oportunidade, Simon E. Braithwaite, Senior Director da FTI Consulting, baseado em Nova Iorque, Estados Unidos, palestrou no painel Hot tubbing session with experts: Best practices for delay and quantum analysis, abordando as melhores práticas para lidar e quantificar os atrasos em construções. 

“Quando os desajustes no prazo começam a dar os primeiros sinais, é preciso que profissionais qualificados estejam preparados para diagnosticar e mitigar o problema”, explicou Sandro Cunha, Managing Director da FTI Consulting, baseado no Rio de Janeiro, Brasil. “Os especialistas da FTI Consulting possuem os conhecimentos necessários, tanto regulatórios como técnicos, e estão orientados para reverter situações e antecipar crises relacionadas a atrasos em obras.” 

Pela primeira vez na América Latina, a conferência reuniu geólogos, engenheiros, arquitetos, economistas, advogados, árbitros, mediadores, juízes e especialistas da área de infraestrutura de mais de 30 países. O evento também discutiu outros temas de grande relevância para o mercado de construção como a adoção do BIM (Building Information Modeling) na Europa e no Brasil, as melhores práticas em Project Finance, PPPs e concessões e a transparência na contratação de projetos públicos de infraestrutura. 

Para evitar atrasos, é preciso estar atento aos sinais e manter um controle rígido sobre todas as etapas construtivas. Apesar da pouca margem que existe para resolver os problemas com atrasos depois que eles ocorrem, os profissionais precisam atuar durante todo o processo e estar alerta para qualquer alteração no cronograma. 

Sobre a FTI Consulting – A FTI Consulting é uma empresa de consultoria empresarial global dedicada a ajudar as organizações a proteger e aumentar o seu valor em um ambiente legal, regulatório e econômico cada vez mais complexo. Com mais de 4.600 funcionários localizados em 28 países, os profissionais da FTI Consulting trabalham de forma próxima a seus clientes para antecipar, trazer ideias e superar os mais complexos desafios de negócios em áreas como investigações, litígio, fusões e aquisições, questões regulatórias, reputação, comunicação estratégica e reestruturação de empresas. A empresa gerou $1,78 bilhão em receitas durante o ano fiscal de 2015. Para obter mais informações, visite www.fticonsulting.com. 

Sobre a prática de Soluções em Construção da FTI Consulting – A FTI Consulting é uma provedora líder global em gestão comercial, consultoria baseada em risco, serviços de resolução de disputas e aconselhamento em comunicações estratégicas de projetos complexos por todos os setores de construção e engenharia. Nossos profissionais, líderes da indústria, possuem alto conhecimento em questões legais, regulatórias e técnicas e são experientes em fornecer perícia especializada. Eles representam os melhores talentos em todos os setores, incluindo engenheiros, arquitetos, contadores, agrimensores, especialistas em planejamento e programação, engenheiros de custos, gerentes de projetos e profissionais de comunicação estratégica. Com experiência na contratação comercial e práticas profissionais da indústria, nossos consultores entendem questões técnicas, comerciais, regulamentares e jurídicas, permitindo-lhes identificar as questões-chave e encontrar as melhores soluções de forma ágil para nossos clientes. Para mais informações, acesse: www.fticonsulting-latam.com/pt/industries/construction 

Fonte: FTI Consulting

]]>
https://marcaeng.com.br/gerentes-de-projetos-precisam-controlar-o-cronograma-das-atividades-de-uma-obra-para-evitar-atrasos/feed/ 2
Cinco medidas para o Brasil recuperar a confiança do investidor https://marcaeng.com.br/cinco-medidas-para-o-brasil-recuperar-a-confianca-do-investidor/ https://marcaeng.com.br/cinco-medidas-para-o-brasil-recuperar-a-confianca-do-investidor/#respond Tue, 25 Sep 2018 13:47:18 +0000 https://marcaeng.com.br/?p=3389 Allan Pires, consultor de negócios da PA Latinoamerica, destaca as possíveis mudanças na política econômica do país para a retomada dos investimentos externos e desenvolvimento de novas possibilidades de crescimento para o Brasil 

A instabilidade política e econômica do Brasil fez com que investidores estrangeiros deixassem de aplicar recursos no país. Segundo o consultor de negócios Allan Pires da PA Latinoamericana, uma gestão efetiva das contas públicas é um passo necessário para que o cenário mude. “Uma proposta de ajustes nas contas traria confiança ao mercado internacional para a realização de investimentos produtivos ou financiamentos de longo prazo”, explica. 

Para que o Brasil se torne novamente atraente aos olhos estrangeiros, é preciso que o presidente Michel Temer atente para uma série de medidas, permitindo que a economia brasileira se torne pulsante. Abaixo, Allan aponta cinco possíveis estratégias que podem promover a melhoria da percepção dos investidores estrangeiros: 

1.      Ajuste de contas: Já dizia o ditado “o que não se mede, não se gerencia”. Um ajuste de contas mediaria os custos e despesas de chamada administração direta – representada pelo inchaço do funcionalismo público, responsável por comer mais de 80% das contas públicas do país. Isso também é causado pelo descontrole da previdência social e das despesas financeiras relacionadas aos empréstimos feitos pelo governo com fins de custeio ou investimentos. 

2.     Fácil Financiamento: No governo Lula, a população acelerou o consumo de bens e carro é um exemplo deste período. As ações do governo geraram uma tomada desenfreada de empréstimos pelos brasileiros. Ficou muito fácil financiar. A população não estava mais interessada no valor total do veículo, mas em quanto elas iriam pagar por mês. Hoje, este modelo não é sustentável. 

3.         Um modelo sustentável de crescimento: O modelo deve depender única e exclusivamente de investimentos. Como há baixo investimento ou captação de novos recursos, o investimento tem que ser feito pela iniciativa privada. Contudo, as altas taxas de juros inibem esse movimento e o mercado está sem confiança. Então, para qualquer um investir é preciso saber se o público-alvo está disposto a comprar e qual o potencial deste mercado. No momento, nenhum dos dois se apresenta claramente em um cenário de curto prazo. 

4.      Redesenhar o sistema econômico brasileiro: Qual será a base de confiança a ser utilizadas para que as organizações globais voltem a olhar para o Brasil? Muitos países aumentam a taxa de juros quando a inflação está alta como forma de desincentivo ao consumo. A taxa de juros brasileira é sempre alta. Não importa o crescimento ou a crise, o cenário é sempre o mesmo. A taxa SELIC do Brasil está em 14,25% enquanto nos Estados Unidos e na Inglaterra sua correspondente está em 0,5%. 

5.     Acelerar a economia: A única forma de acelerar a economia é por meio da iniciativa privada. A demanda por investimentos em infraestrutura como a criação de novas rodovias ou portos impacta diretamente na economia. O Brasil necessita de investimentos contínuos do setor privado e as concessões se tornam fundamentais na área de infraestrutura. Quando melhorar a infraestrutura e o custo Brasil, a tendência é que os negócios decolem. O investidor ficará mais estimulado para investir se o governo conceder espaço para impulsionar áreas que o país tanto carece. Com isso, sobra mais tempo para o governo focar no que é básico e de direito do brasileiro como saúde, educação e moradia. 

Sobre a PA Latinoamericana – A PA Latinoamericana atua em serviços de consultoria, representação e apoio na conquista de mercados para empresas de TI e grupos privados em geral. A empresa oferece soluções de planejamento estratégico, marketing, estratégias go to market, programas de canais e alianças, recrutamento, seleção e gestão de revendas e de operações, fusões e aquisições, gerenciamento compartilhado e turnaround, entre outros. Para governo, a empresa presta serviços de gerenciamento compartilhado de projetos, pesquisas de mercado, ações de promoção e plano estratégico de exportação de empresas brasileiras. 

Fonte: Portal Brasil Engenharia 

]]>
https://marcaeng.com.br/cinco-medidas-para-o-brasil-recuperar-a-confianca-do-investidor/feed/ 0
Plano de concessões é recebido com otimismo pelas empresas do setor metroferroviário https://marcaeng.com.br/plano-de-concessoes-e-recebido-com-otimismo-pelas-empresas-do-setor-metroferroviario/ https://marcaeng.com.br/plano-de-concessoes-e-recebido-com-otimismo-pelas-empresas-do-setor-metroferroviario/#respond Tue, 25 Sep 2018 13:00:50 +0000 https://www.imapec.com.br/?p=3273
  • Expectativa era que leilões anunciados fossem realizados ainda este ano, entretanto perspectiva de investimentos e novos negócios anima empresas do setor
  • Em novembro, principal evento do setor na América Latina apresenta os avanços tecnológicos e tendências dos segmentos de transporte de cargas e passageiros 
  • O setor metroferroviário brasileiro reagiu com otimismo ao recente anúncio feito pelo governo federal sobre o novo plano de concessões. A aposta do governo federal em concessões e parcerias público-privada que contempla ativos em ferrovias e outros projetos de infraestrutura joga luz aos projetos de investimentos em renovação e ampliação da malha férrea de transporte de cargas que há muito demanda um olhar mais cuidadoso da gestão pública. A ressalva é quanto à agenda de leilões, postergada para 2017 e 2018. 
    De acordo com o anunciado, o Projeto Crescer, que faz parte do Programa de Parceria de Investimentos (PPI), considera a realização de 34 leilões de concessões nos próximos dois anos. Em termos de recursos públicos a serem disponibilizados, a Caixa Econômica Federal e o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) devem disponibilizar R$ 30 bilhões para o financiamento das obras. 

    As associações do setor confirmam que as expectativas do sistema ferroviário para 2017 giram em torno, basicamente, dos próximos passos dos governos estaduais e federal. “Dos 18 projetos em execução no País, 60% já estão na modelagem de PPPs. Esperamos que para o próximo ano outras linhas tradicionalmente operadas pelo poder público sejam concedidas à iniciativa privada, uma tendência que já observamos acontecer e que é benéfica para a desoneração dos cofres públicos”, afirma a superintendente da ANPTrilhos (Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos), Roberta Marchesi. 
    Já para o diretor-executivo da ANTF (Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários), Fernando Paes, a expectativa é mesmo quanto à realização dos leilões anunciados para 2017 e 2018, bem como ao início da implementação dos planos de investimento decorrentes das eventuais prorrogações das atuais concessões. 

    Novos negócios – Neste cenário é que acontece em novembro a NT Expo – 19ª Negócios nos Trilhos, tradicional evento do setor de transporte metroferroviário da América Latina. Embora ainda no campo das previsões, a perspectiva de retomada de investimentos impõe uma relevância adicional à realização do evento, que irá discutir a potencialidade do modal ferroviário de 8 a 10 de novembro no Expo Center Norte – Pavilhão Vermelho, em São Paulo. 

    O evento congrega toda a cadeia de fornecedores, formadores de opinião, órgãos públicos e os players dos segmentos de carga e passageiro, nacionais e internacionais. “É um momento importante para todo o setor metroferroviário. Volta-se a falar em investimentos e principalmente na composição de um marco regulatório que atenda as necessidades e demandas das empresas investidoras e, por consequência, de toda a cadeia. Esta edição da NT Expo terá uma função ainda mais relevante: viabilizar o encontro da indústria e a discussão sobre diretrizes para o mercado”, diz o Gerente da NT Expo, Ricardo Barbosa. 

    Um dos diferenciais do evento neste ano é a ênfase no networking. “Mantivemos o compromisso assumido há tantos anos com o mercado de oferecer um ambiente exclusivo e orientado à prospecção de novos negócios. Este ano, temos cerca de 100 marcas de diversos países que buscam na NT Expo uma oportunidade de participar dos novos projetos que o mercado começa a recuperar”, complementa Barbosa. 
    Entre as empresas estão fornecedores especializados em sinalização e segurança, fabricação de vagões, estrutura para interiores, cabeamento, sistemas de proteção contra descargas atmosféricas e aterramento, redes subterrâneas, comunicação, manutenção, reparo e baterias, trilhos,  dormentes e superestrutura. 

    Fomento estratégico – Para as ambas entidades, ANPTrilhos e ANTF, a realização da NT Expo é fundamental para abrir um espaço de discussão em torno da força do modal ferroviário no Brasil e de fomento aos negócios e investimentos. “O encontro é ideal para reunir os grandes líderes do segmento, responsáveis por nortear todo o desenvolvimento e investimentos que serão voltados para o setor. É também muito importante para consolidar a parte técnica, pois é na feira que as empresas do mercado buscam as novas soluções que irão contribuir para a manutenção de trens e na melhoria da performance operacional”, diz a superintendente da ANPTrilhos. 

    Já para o diretor-executivo da ANTF, “o transporte ferroviário de cargas, no Brasil e no mundo, envolve companhias e grupos de grande porte, todos eles muito sólidos e com notória experiência no que fazem – seja no fornecimento de equipamentos, de peças a locomotivas, mas também de novas tecnologias ou de inúmeros tipos de serviços. Poder encontrá-los juntos, no mesmo local e data, é, sem dúvida, uma oportunidade única, ideal para os objetivos e projetos futuros tanto da ANTF quanto de suas associadas. É com grande satisfação que mais uma vez participaremos da NT Expo”. 

    Rodada de negócios- Para incentivar a interação entre as empresas da cadeia e otimizar a realização de negócios entre os expositores da NT Expo, a ANPTrilhos e a ANTF organizam durante o evento uma exclusiva Rodadas de Negócios. “É uma oportunidade única para fornecedores agendarem reuniões com seus clientes estratégicos, aproximarem-se da demanda dessas empresas e apresentarem suas soluções”, avalia Barbosa. 

    Programação – Transporte de passageiros, transporte de cargas e investimentos são os temas norteadores dos eventos de conteúdo que acontecem nos dias de realização da NT Expo, sempre no período da manhã. Autoridades, especialistas e empresários debaterão as principais questões e desafios do setor metroferroviário. 
    Adicionalmente, a NT Expo organiza mais uma vez o Espaço Inovação + Mobilidade, evento especialmente desenvolvido para que as empresas do setor apresentem seus cases de sucesso e lançamentos de equipamentos e tecnologia. As palestras são gratuitas e acontecem na área de exposição da feira, das 14 às 19h. 

    Para mais informações e o credenciamento de visitantes, acesse o site www.ntexpo.com.br 

    NT Expo – 19ª Negócios nos Trilhos 
    Data: 8, 9 e 10 de novembro. 
    Horário: 13 às 20h. 
    Local: Expo Center Norte – Pavilhão Vermelho. 
    Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo. 

    Sobre a NT Expo – 19ª Negócios nos Trilhos 2016 – Um dos  mais exclusivos encontros de negócios do setor de transporte metroferroviário da América Latina, a NT Expo reúne toda a cadeia de fornecedores, formadores de opinião e os principais players dos segmentos de carga e passageiro, nacionais e internacionais. O evento consolidou-se como plataforma de geração de negócios, networking e melhores práticas. Em 2015, a NT Expo reuniu cerca de 230 marcas e atraiu por volta de 9.000 profissionais do setor. Em 2016, o evento acontece de 08 a 10 de novembro, das 13 às 20 horas, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). 

    Sobre a UBM Brazil – A UBM é líder global em mídia de negócios e segunda maior organizadora de eventos no mundo, com expertise reconhecida em promover e incentivar o networking e os negócios entre empresas dos mais diversos segmentos de atuação. Fundada em 1918 e com sede em Londres, está presente em 20 países, nos cinco continentes, com 5.500 funcionários e 160 escritórios, atuando em dezenas de setores que vão da alta tecnologia à moda e ao setor de saúde. No país desde 1994, a UBM Brazil foi a primeira multinacional a entrar no mercado brasileiro de feiras. Conecta profissionais dos diversos segmentos da indústria, tais como Construção Civil, Transporte de Carga, Logística e Comércio Internacional, Portos, Terminais e Armazéns, Tecnologia e Eletrônica, Indústria Médica e Farmacêutica, Ingredientes Alimentícios, Indústria Metroferroviária e Indústria Naval. 

    Mais em: www.ubmbrazil.com.br

    ]]>
    https://marcaeng.com.br/plano-de-concessoes-e-recebido-com-otimismo-pelas-empresas-do-setor-metroferroviario/feed/ 0